As Fotografias de Frutas e Legumes Favoritas dos Jurados de 2025
Publicado Em News
- Compartilhe via Twitter
- Compartilhe via Facebook
- Compartilhe via Pinterest
-
Copiar á pasta de memória temporária
As frutas e os legumes são muito fotogénicos! Do brilho alegre dos tomates cherry na rama, à curva divertida de uma vagem de ervilha, ou às texturas terrosas das cenouras acabadas de sair da terra, frutas e legumes resultam em ótimas fotografias. As suas cores naturais, padrões detalhados e uma variedade infinita de texturas fazem com que cada fotografia conte uma história.
O Prémio Bimi® nos World Food Photography Awards celebra a fotografia de frutas e legumes. O Prémio Bimi® é escolhido a partir da lista de finalistas das outras categorias do concurso, mas a fotografia vencedora destaca a beleza das frutas e/ou legumes frescos. Além disso, este ano há um prémio muito especial para o fotógrafo vencedor deste prémio: um jantar para 2 num restaurante com estrela Michelin!
Para celebrar setembro como o Mês das Frutas e Legumes, pedimos a alguns dos nossos jurados que escolhessem as suas fotografias favoritas de frutas e legumes da shortlist do Prémio Bimi® do ano passado.
Aqui estão elas…
Imagem: Home Grown Tomatoes, Green House Magic by Giedre Barauskiene, Food in the Field
Imagem: Waiting for the Harvest by Linda Repasky, On the Phone in support of Action Against Hunger

Claire Rees, Diretora de Fotografia da BAFTA
Sou apaixonada por jardinagem e adoro as formas das plantas e flores. Por isso, imagens que destacam a beleza natural das formas e das cores captam sempre a minha atenção e o meu olhar. Adoro as cores de Waiting for the Harvest, os contornos das folhas e a forma como a couve, que me parece uma palavra demasiado simples para descrever cores tão exuberantes, preenche todo o enquadramento. Também adoro uma imagem de estufa, e gosto muito da fotografia Home Grown Tomatoes, Green House Magic, adoro a luz e a forma como o olhar é convidado a percorrer a imagem, despertando até uma sensação olfativa.
Imagem: Tom, you can! by Yuliy Vasilev, MPB Award for Innovation

Angela Nicholoson, Fundadora da SheClicks
Voltei várias vezes à seleção e há tantas imagens marcantes que é realmente difícil escolher apenas uma. Algumas que chamaram bastante a minha atenção incluem Canning Department, um vislumbre interessante e colorido do mundo das frutas enlatadas; Heirloom Tomato, que apresenta um impacto de cor ousado, com uma excelente utilização da luz e uma composição central perfeita; Herbs, uma imagem belíssima que consigo imaginar em muitas paredes de cozinhas; e Shiso, que é tão surpreendente quanto intrigante e atraente. Estas são apenas algumas das muitas imagens de destaque da coleção. No entanto, a que mais me prende o olhar é Tom, you can! É um conceito inteligente, muito bem executado, com um uso fabuloso de uma paleta de cores limitada.
Imagem: Artichokes Together by Clazien Boot, Cream of the Crop
Ian Kittichai, Chef, Foodie, Autor e Apresentador de Televisão
Quando olhei pela primeira vez para Artichokes together, lembrei-me dos lotos, comumente usados nas orações budistas.
As alcachofras são fotografadas num ângulo que não vemos habitualmente e mostram as suas raízes florais. Algumas pessoas podem nem perceber de imediato que se tratam de alcachofras. As alcachofras são botões que irão florescer, mas não é algo em que a maioria de nós pense na cozinha.
Bom contraste de iluminação.
O caule da alcachofra é delicioso.
Imagem: School Farm Orchard por Emma Stoner, Food in the Field

Zoe Whishaw, Consultora de Fotografia Comercial & Mentora
Há imenso para observar na fotografia School Farm Orchard; cada pessoa está a fazer algo diferente, mas todas estão ligadas à sua tarefa principal: apanhar as maçãs.
A composição maravilhosa é tão envolvente; o arco do ramo quase que ‘abraça’ os sujeitos, mantendo a narrativa unida e convidando-me a explorar todos os elementos dentro dela. A iluminação faz lembrar o início do outono, quando as maçãs estão maduras, abundantes e prontas a comer. A imagem é marcada pela expressão ligeiramente culpada de uma criança que faz uma pausa para dar uma dentada, enquanto os outros ainda estão ocupados a recolher a abundância de fruta ao redor. A linguagem corporal da pessoa à esquerda representa na perfeição aquele momento de avaliar se as suas maçãs estão à altura.
Com uma proximidade tão intensa, quase claustrofóbica, à atividade (sem qualquer referência ao local mais amplo), o fotógrafo transportou-me para o emaranhado das macieiras, para que eu pudesse experienciar a colheita em primeira mão.
Ruth Watson, Presidente da Guild of Food Writers
School Farm Orchard personifica a beleza de um final de verão inglês, com os ramos retorcidos das árvores de fruto, a suave luz rendilhada e o prazer de trincar uma maçã apanhada sorrateiramente. É absolutamente bucólico, tanto no tema como na sua representação.
Imagem: Canning Department by Ji Shenpu, Philip Harben Award for Food in Action

Em completo contraste, Canning Department mostra a fruta num contexto industrial. Os verdes e azuis da roupa de proteção dos trabalhadores oferecem um contraste vibrante com o laranja das clementinas descascadas. Aqui, a fruta está tão afastada da natureza quanto possível, mas a imagem é cativante.
Imagem: Frozen Kale by Alessandra Bartoloni, Food in the Field
Helen Lewis, Diretora Criativa Freelance
A imagem da couve kale congelada faz-me apreciar a resiliência dos legumes de inverno e ajuda a transmitir a importância da sazonalidade naquilo que comemos e em que momento. A kale está perfeitamente adaptada para crescer no frio do inverno, quando há muito poucos outros legumes verdes disponíveis. É também uma visão muito bela e ligeiramente grandiosa de um dos vegetais mais humildes.
Imagem: Sage Still Life by Charlie Wiskin, Cream of the Crop
Acho a imagem da sálvia muito surpreendente. Tendemos a ver a sálvia normalmente como um arbusto grande e amorfo, mas aqui, cada folha é valorizada pela sua textura muitas vezes ignorada e pouco apreciada. Ver o interior da folha superior mostra como as folhas individuais são belas – e de um verde tão vivo e encantador!
Imagem: Pomegranates in Petra by Helen Rushbrook, unearthed® Food for Sale

Sarah Pither, Designer Criativa Sénior, Berry Bros. & Rudd
Cada vez que olho para Pomegranates in Petra, o meu olhar é atraído para algo novo, revelando outro detalhe que ainda não tinha reparado.
A tipografia expressiva e artesanal. Palavras encaixadas em pequenos espaços, enquanto um vasto fundo negro permanece intocado, como se objetos fossem retirados e adicionados. A repetição de “WE HAVE ICE CREAM” funciona como a ousada sinalização em néon de Las Vegas. Até a dimensão das “0’s” e a barra “/” sobredimensionada do sinal de percentagem dão-lhe uma personalidade própria.
Depois, estão as romãs, em pleno destaque, não mencionadas em nenhum dos letreiros acima. Brilham como faróis luminosos que apetece alcançar.
O encanto das garrafas que pendem do teto sobre a área de estar. Por detrás do vidro empoeirado, ligeiramente iluminado, um homem surge das sombras, misturando-se como parte do mobiliário, à espera do próximo cliente.
A forte sombra no lado esquerdo da imagem, movendo-se suavemente para a pedra clara à direita, com os postes de madeira e sinais a cortar pelo centro da moldura, sustentando a composição da fotografia.
Quase conseguimos imaginar-nos lá, de pé no trilho de terra curvado, a descobrir este refúgio escondido à nossa esquerda.
Se gostaria de ter a oportunidade de ganhar o Prémio Bimi® e uma refeição para 2 num restaurante com estrela Michelin, inscreva as suas fotografias de frutas e legumes em qualquer uma das nossas categorias do concurso.