3 Marco Rutten LOW

Estão abertas as inscrições para os Prémios de Melhor Fotografia Gastronómica!

Publicado Em Noticias

Estão abertas as inscrições para a edição de 2026 dos World Food Photography Awards patrocinados por Bimi®, a maior celebração global de fotografia gastronómica.

O concurso, agora na sua 15.ª edição, convida tanto fotógrafos amadores como profissionais a partilharem as suas capturas de histórias gastronómicas de todo o mundo, quer sejam contadas através de paisagens, retratos, viagens, casamentos, fotojornalismo ou sob qualquer outro estilo de fotografia.

Há um prémio de 5.000 libras (GBP) para o vencedor e todas as imagens finalistas serão expostas nas prestigiadas Mall Galleries em Londres. Uma seleção das imagens finalistas será escolhida a dedo e exibida também na icónica loja Fortnum & Mason em Piccadilly.

"A comida é o compasso da vida - em excesso ou em falta, entre colheita e seca, a beleza e o horror – é o que nos une a todos", afirma Caroline Kenyon, fundadora dos Prémios. "Nada conta estas histórias importantes de forma mais poderosa do que as imagens que os fotógrafos nos enviam de todo o mundo."


“Delfina, Uma Avó das Massas” de Lizzie Mayson. Vencedora do Prémio Claire Aho para Mulheres Fotógrafas, 2025

Com mais de 25 categorias, os Prémios reconhecem que a comida toca as vidas de diversas formas - desde o cultivo, colheita e confeção, ao consumo, celebração e sobrevivência.

Em parceria com a UK for UNHCR, foi criada uma nova categoria designada Comida como Casa, aberta a participantes que tenham vivido experiências de deslocação devido a conflitos ou perseguições, para imagens que mostrem a forma como a comida pode transmitir a sensação de casa.

Um novo e emocionante prémio em parceria com a M&S Food está também a ser introduzido no concurso deste ano, cujos pormenores serão anunciados em breve.

O painel global de jurados deste ano, presidido pelo lendário fotógrafo gastronómico David Loftus, inclui: Henrique Sá Pessoa, conceituado chef com duas estrelas Michelin, Claire Reichenbach, CEO da James Beard Foundation, Tom Athron, CEO da Fortnum & Mason, Jamie Oliver chef, gerente de restaurantes e ativista alimentar, e Rein Skullerud, fotógrafo sénior e editor de fotografia do Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas.

'Cogumelo-ostra Cor-de-rosa - Close-Up' de Kate Ireland. 3º, Categoria “O Melhor da Colheita”, 2025

“Participar neste concurso é uma excelente forma de se desafiarem a si mesmos, de ganharem exposição e de se conectarem com uma comunidade inspiradora de criativos", afirma Jasmina Kazemier, anterior finalista. “Mesmo que não ganhem, adquirem clareza sobre o vosso estilo, dão o vosso máximo a nível criativo e colocam o vosso nome no radar. E isso vale sempre a pena".

“Este concurso é um dos melhores concursos de fotografia do mundo", afirma Louise Rayner, anterior finalista. “Participar numa competição tão grande e global é um grande feito; é preciso coragem e confiança para o fazer, mas nunca se sabe o que os juízes estão realmente à procura. Inscrevi-me no último dia, com medo de não conseguir alcançar nada, mas consegui chegar à final com uma fotografia que tirei rapidamente com o meu telemóvel, por isso, nunca se sabe o que pode acontecer!”

Para mais informações e para participar no concurso, visite www.worldfoodphotographyawards.com

As inscrições terminam no domingo, 8 de fevereiro de 2026


"Pesagem da Colheita de Chá”, de Marco Rutten. 2º, Categoria “Trazer de Volta a Colheita”